Perguntas Frequentes

P1: Qual a diferença entre as fraldas com e sem absorvente cosido? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma?
P2: Quais as diferenças entre fraldas HQ/MQ/LC?
Criei esta página e este Blog para digamos facilitar a todas as mamãs que querem experimentar fraldas de pano nao terem que "pensar muito" nem "experimentar muito" e a "nao gastarem muito" dinheiro até chegarem a um sistema que funcione bem. Para tal, dividi as fraldas em várias categorias, para facilitar a que consigam ter um stock, no meu ponto de vista equilibrado, mesmo sem terem ainda a experiencia que lhes permite fazer as escolhas que considero certas.
Começo pelas fraldas HQ:
 
As fraldas com o absorvente pre-cosido são as que eu denominei de HQ. Chamei-lhes assim porque embora todas as que tenho aqui no sitio web funcionem de forma excelente! estas são as que melhor absorvem. O interior destas fraldas é SEMPRE em bambu, que se sabe ser antibacteriano.
Os absorventes pre-cosidos são:
ou de 3 camadas de microfibra
ou de 4 camadas de bambu
depende dos padrões. No entanto não as diferencio no uso no dia a dia visto que não tem influencia na funcionalidade geral do produto. Se consultar o meu video do youtube: https://youtu.be/syortCNlX-c eu lá explico a diferença entre estas fraldas. Comento que em relação aos absorventes pre-cosidos, a microfibra tem sempre mais um bocadinho de absorção, mas o bambu é antibacteriano e minimamente menos volumoso. Aqui em casa, como disse, nao as diferenciamos para usar. 
Estas fraldas HQ sao as únicas que trazem um bolso com dupla abertura, ou seja, quando colocamos o absorvente podemos ajudar no ajuste na outra extremidade da fralda. Todas as demais apenas contem um bolso na parte de cima da fralda. Uma abertura no bolso digamos que é suficiente, mas duas aberturas facilita o ajuste do absorvente.
O único que sim diria é que se tem que optar por uma fralda para a noite a HQ em principio deveria ser a mais indicada, pela maior capacidade de absorção. Também indico as HQ para o periodo da noite ou para usar nas creches pela facilidade de uso. Ao conterem velcro para ajustar na cintura acabam por ser mais facilmente aceites nas creches e mais facilmente usadas por nós se temos que mudar o nosso bebê durante a noite. Em 3 meses os velcro estação impecáveis, das minhas fraldas (lavando sempre tudo a 3'C máximo!) no entanto, imagino que o desgaste destes será mais rápido que o das molas. Contudo, este tipo de fraldas está indicado para usar em vários bebés! ou seja, em principio e se bem cuidadas podem durar mais de 2,5 anos ;)
Para terminar com as HQ é importante referir que embora sejam talvez as minhas favoritas têm um inconveniente importante: demoram mais tempo a secar!
Pelo que há mamãs que vivem em zonas onde secar a roupa é um problema que optaram por não testar este modelo.
E a verdade é que eu com as minhas meninas que estão agora com 6 mesinhos, não vejo diferença entre as que tem absorvente pre-cosido das que nao têm. todas aguentam uma noite inteira (12 horas) incluindo também os modelos sem absorvente pre-cosido  que denominei por MQ e LC.
As de Qualidade Média (do inglês, Medium Quality ou MQ) e as de baixo custo (do inglês, Low Cost ou LCapenas diferem:
-na aparente qualidade (à primeira vista as LC parecem de sensivelmente menor qualidade), no entanto, com uma lavagem a 30C como recomendo não vejo nenhum desgaste. O material interior é de qualidade semelhante às de gama MQ
-no preço Tenho a secção LC para equilibrar a compra a nível económico. Eu comprei várias na primeira compra que fiz e equilibra bastante o preço total do que compramos. Para mim o importante é que se consiga adquirir um bom número de fraldas para facilitar ter o stock "lavado" e disponível, pelo que estas fraldas ajudam a que isso aconteça pelo preço mais baixo. Por outro lado, cumpre de forma excelente com a sua função, pelo que me parecem igualmente uma boa escolha.
-no grossor: ao serem sensivelmente menos complexas a nivel de remate e tecidos sao sensivelmente mais ligeiras.
-no número de molas frontais que ajustam a cintura: um dos inconvenientes que comento no meu vídeo acerca deste modelo é que apenas possui duas molas para ajustar a cintura. Isso dependendo do menininhas que as bebés estejam leva a que esporadicamente a fralda se "mova", embora não na maioria das vezes, e não implicou no meu caso um decréscimo na eficiencia da fralda.
E as MQ (Marca Branca ou MumsBest) contêm um reforço nesta mesma zona das molas na cintura (abaixo a aba azul claro):
É de salientar que este modelo, ao contrário das da marca MQ HappyFlute e das LC (todas), contem duplo reforço na parte interior, que em teoria ajuda a evitar fugas:
No entanto em termos de funcionalidade todas são equivalentes. 
Em termos de uso de absorventes as HQ usam-se apenas com 1 absorvente extra (de Bambu ou microfibra) enquanto que as MQ e LC levam todas 2 absorventes por fralda (nao inc). Ou seja TODAS (HQ, MQ e LC) se usam com o total de 2 absorventes, que no caso das HQ já trazem um de fábrica, adicionaremos apenas um. No caso das MQ/LC teremos de adquiri a parte dois absorventes por fralda.
 
P3: O absorvente é descartável ou lavavel?
Os absorventes que recomendo são todos laváveis.
P3: Quando trocamos o absorvente trocamos a fralda de fora também? Vão os dois para lavar a cada muda?
Esta pergunta também a respondo no meu vídeo: https://youtu.be/syortCNlX-c.
Quando fiz as provas e investigação de quais absorventes escolher dei prioridade aos de exterior em bambu porque permitiam os dois tipos de uso:

Por cima da fralda (figura de cima) ou dentro do bolso (figura do baixo esquerda e direita).
No entanto e depois de experimentar por cima da fralda (onde a vantagem seria que poderíamos apenas ir trocando o absorvente) pelo menos na minha experiencia pareceu-me anti-higiênico fazer-lo já que era fácil haver passagem de alguma urina (na zona dos elásticos) para a fralda propriamente dita pelo que o que eu recomendo é mesmo que cada fralda seja usada com os dois absorventes dentro do bolso e que se use uma fralda por cada muda. Ou seja, em cada muda colocamos para lavar a fralda e os dois absorventes.
 
P4: Dão desde o nascimento? E são evolutivas, ou precisamos de ir comprando tamanhos maiores com o crescimento do bebé?
R: A resposta a esta pergunta é NÃO. Uma única fralda serve desde o nascimento até ao desfralde.
Estas fraldas estão desenhadas para poderem ser usadas desde o nascimento.
Eu não as usei na forma "mais pequena". No início e com duas meninas gémeas, e porque também houve algumas pessoas que me ofereceram fraldas, usei descartáveis. Não tenho noção do pratico que é usar estas fraldas no tamanho mais pequeno, mas sei sim, que as minhas meninas também nasceram muito pequeninas (2,5Kg). Quando comecei a usar as fraldas de pano elas já tinha 3,6Kg/4Kg (2,5 meses) e achei que não havia necessidade de diminuir o tamanho da fralda com as molas. Aliás, uma das grandes vantagens frente às descartareis é que estas fraldas ao serem evolutivas nesta fase digamos que sçao mais subidas nas costas do bebé, pelo que é mesma essa a razão que as torna tão eficazes a meu ver. Nunca mais tive nenhum vazamento nas costas como acontecia algumas vezes com as descartaveis no geral.
No entanto, também existem fraldas de recém nascido prematuro. Também cheguei a comprar mas nem usei. Vendi-as a outra mamã. Sinceramente acho que não justifica nesse caso. Por um ou dois meses nao acho que justifique comprar fraldas de recém-nascido e os absorventes, quando no periodo de 1/2 meses o bebê já fica confortável com estas evolutivas sem ter que ajustar ao tamanho na altura.
As indicações de quando comprei estas fraldas é de que servem desde os 3 aos 15 kg, pelo que tudo depende do nosso bebé! do quanto cresça/engorde :) 
Como podemos ver nos dados da organização mundial de saúde, são dados muito variáveis! Depende à partida se o nosso bebé é menino ou menina :) 
 
P5: Em termos de conforto do bebé, qual é a diferença em relação às descartáveis? 
R: O conforto e a delicadeza dos tecidos quando commparadas com as fraldas descartaveis eu diria que é a grande vantagem das fraldas de pano. Os tecidos internos das fraldas são extremamente macios, e mais que macios são SAUDÁVEIS.
Ganhei aversão (acho que é isto o que sinto) às fraldas descartáveis quando percebi que com as de pano, mesmo depois de uma fralda estar 5h em contacto com o rabinho do bebé a pele das minhas bebés estava linda, saudável, sem sinais de irritação, o que não acontecia com as fraldas descartaveis que à mínima que uma fralda ficasse um bocado mais de tempo o rabinho das bebés já dava sinais de irritação na pele.
Basicamente para terem uma ideia eu DEIXEI de colocar pomada protectora e cicatrizante no rabinho das bebés, e talvez fosse esse o grande motivo pelo qual me tenho dedicado a promover o uso destas fraldas. Isso e o saco do lixo diário que estava a produzir de lixo não reciclável.

P6: Tenho que comprar um estendal eléctrico?

Ter nao tens. Eu comprei porque queria MUITO conseguir usar estas fraldas sem que isso significasse um stress adicional na minha nova vida de mamã de gémeas. Optei por um estendal eléctrico de tres pisos que coloquei à "venda" na página para vocês verem o que uso. É genial. Não houve mudanças de valores na factura da luz pelo que concluo que o gasto é mínimo. Prefiro pessoalmente que a maquina de secar. É silencioso, a roupa fica ali a "esticar" enquanto seca, e também se pode dobrar e arrumar caso não se use. Também há aquele factor do gasto... sempre que ligo o forno ou uso uma maquina no geral tento ser racional. Com a máquina de secar penso que faria o mesmo. Com o estendal não sinto isso. Sinto que posso usa-lo de forma mais relaxada dado que o gasto é mesmo mínimo. 
Também o recomendo no geral, para quem tem bebés. O facto de hoje à noite poder lavar a roupa toda das minhas bebés e estendal e amanhã estar já toda seca dá-me muita liberdade e possibilidade d organização. Também não precisamos de muita roupa para as gémeas. Ao secar tudo muito rápido acabas por poupar em quantidade de roupa, e o mesmo acontece em relação às fraldas. Pensei eu.
No entanto, quando estava de baixa e colocava a maquina  a lavar 2 vezes por semana nem o ligava. Nao era preciso. Agora ligo só por uma questão de organização. Sei que no fim de semana lavo o stock inteiro d fraldas e gosto de o ter seco no dia a seguir. Ultimamente tenho ligado. Mas não é necessário.
E a resposta a esta questão é difícil porque tudo depende de como seca a vossa roupa no geral na casa onde moram. Tem sol? Vento? O estendal está virado a nascente? Poente? Tem sol o dia inteiro?
Este tipo de questões têm vocês próprias que analisar. No entanto... em ultimo recurso sempre podem comprar um estendal eléctrico. Eu com as minhas meninas gémeas comprei este de tres pisos, mas existem a partir de 35 euros em qualquer loja.

P7: Vivo num país frio e aqui a roupa seca mal. Tenho que comprar mais fraldas?

As indicações que eu dou são de acordo com a minha experiência, para vos seguir de base. No entanto, o que é para mim ciencia certa é que vai precisar de 4 fraldas por dia. Se na sua zona seca tudo mal, as fraldas secarão ainda pior já que são tecidos absorventes. Nesse caso recomendo mesmo ter um estendal eléctrico ou se não poder pelo menos não optar pelas fraldas HQ com o absorvente pre-cosido de fabrica que secam pior. As restantes saem praticamente secas da maquina de lavar, e os absorventes são torcidos na maquina pelo que imagino que secação bem em qualquer lugar. 
Nestes casos em compraria fraldas MQ/LC apenas. Também compraria mais absorventes.

 

Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published